Thumb photo

Recuperação de Lesões

As lesões desportivas são originárias de métodos inadequados ao treino, sendo estas caracterizadas como alterações estruturais responsáveis por sobrecarregar mais determinadas partes do corpo do que outras pela fraqueza muscular existente, tendinosa e ligamentar.

Uma grande parte dessas lesões são devidas ao desgaste crónico por lacerações, os quais são resultantes de movimentos repetitivos afectando deste modo os tecidos envolventes.

Sempre que os músculos são sobrecarregados por um período de exercícios físicos intensivos, algumas das fibras musculares são danificadas e outras acabam por usar a energia disponível, que foi armazenada sob a forma de glicogénio - um hidrato de carbono. Assim, são necessários mais de 2 dias para que as fibras cicatrizem e para que o glicogénio seja reposto.

Consequentemente, como somente as fibras não danificadas e nutridas respondem adequadamente, os períodos de exercícios intensivos associados a pequenos intervalos de repouso, acabam por complementar um trabalho comparável por parte de uma menor quantidade de fibras saudáveis, aumentando a probabilidade de lesão. Logo, um intervalo de tempo no mínimo de dois dias entre treinos intensivos ou a alternância de treinos que sobrecarreguem diferentes partes do corpo, ajudam a evitar o incidente das lesões crónicas.

Os programas de treino devem claramente ser ajustados, alternando entre um período de treino intensivo e um dia com repouso ou a realização de um treino mais leve no dia seguinte, sendo que psicologia adoptada pelo responsável de treino terá um papel fulcral na reabilitação destes atletas, assim como na prevenção ou diminuição da vulnerabilidade dos mesmos a lesões desportivas.

Alguns dos nossos especialistas em Recuperação de Lesões
Lisboa
Personal Trainer e Osteopata com foco na área da Reabilitação, de Pilates e Yoga
Yoga Flexibilidade Treino Correctivo Gestantes (Pré e pós parto) Libertação miofascial +13
A partir de 30 € OCUPADO