Thumb photo

Prevenção de Doenças

A prática regular do exercício físico, pode provocar alterações nos sistemas cardiovascular e respiratório, sobretudo em indivíduos sedentários e não atletas, melhorando deste modo a absorção, transporte, entrega e consumo do oxigénio pelo músculo.

O exercício físico também se destaca pelo seu papel nos aspectos físico-motores nomeadamente a coordenação, o ritmo, o equilíbrio e a agilidade. As actividades físicas vão assim exercer efeitos positivos nos sistemas locomotores, digestivo, respiratório e cardiovascular, tal como no metabolismo celular e nas funções dos órgãos em geral, destacando-se o seu valor na prevenção e tratamento da obesidade, associada ou não à diabetes, hipertensão arterial e alterações do perfil lipídico no sangue.

A diminuição de todos estes factores de risco permite assegurar adultos proactivos, conduzindo a uma menor incidência de doenças como AVC - Acidente Vascular Cerebral ou de doenças ligadas ás artérias coronárias como angina de peito, enfarte, etc.

Desta forma, para a melhoria da função cardiovascular e respiratória, o exercício físico destaca-se também pelos efeitos positivos que representa no sistema músculo-esquelético aumentando a massa muscular, massa óssea e a resistência dos tendões e ligamentos.

Alguns dos nossos especialistas em Prevenção de Doenças
Ainda não temos professionais nesta área. Pode pesquisar outras especialidades aqui.